Coordenadora da CEVID participa de gravação de podcast da Escola da Magistratura do Paraná. - CEVID
Na data de hoje (12/11), o EMAPCast, podcast da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), gravou episódio especial com a participação da desembargadora Ana Lúcia Lourenço. A gravação reuniu mulheres que integraram a mesa de abertura do III Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID/PR) como representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos de mulheres indígenas, negras, quilombolas, LGBTQIAPN+, mulheres com deficiência e ciganas.
O FOVID, realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2024, teve como tema “PLURALIDADES: As diversas facetas no enfrentamento da violência doméstica”. O evento foi uma realização do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), com patrocínio da Itaipu Binacional e da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e com apoio da Escola Judicial do Paraná (EJUD/PR). O fórum ocorreu em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo canal da EJUD/PR no YouTube; proporcionou oficinas e debates sobre melhores práticas e procedimentos, além da formulação de enunciados e proposições destinados ao Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID).
A gravação de episódio especial do EMAPCast foi proposta pela CEVID à EMAP, com o intuito de proporcionar um espaço de reflexão e dar voz a mulheres de diferentes origens, explorando as nuances de suas vivências e os desafios particulares que enfrentam na luta por justiça e igualdade. Nesse contexto, as convidadas também discutiram as múltiplas perspectivas e desafios enfrentados no combate à violência doméstica e familiar. Ao reunir essas vozes, o EMAPCast, em parceria com a CEVID, visa sensibilizar o público e fomentar debates que possam levar à formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.