Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - CEVID
- TJPR
- CEVID
- CEVID
- Rede de enfrentamento
- Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180
- Relatórios CEVID
- Cevid Orienta
- FOVID - Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
- Artigos e Revistas
- Boletins Informativos
- Rede de enfrentamento
- Grupos Reflexivos
- Conselhos da Comunidade
- Aplicativo do Pânico
- Formulário Nacional de Avaliação de Risco
- PROGRAMA CEVID EDUCATRON: EDUCA AÇÃO - MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS
- Programa Estadual Paraná Lilás
- Convênios
- Campanhas
- InterLABVD
- Lives, Cursos e Capacitações
- Projetos / Boas Práticas
- Pesquisas Acadêmicas
- Gestão
- COCEVID
- Materiais e Documentos
- Endereços e telefones
Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher é um serviço do governo federal que auxilia e orienta as mulheres em situação de violência por meio do número de utilidade pública “180”.
As ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer parte do território nacional. O atendimento é ininterrupto, abrangendo inclusive feriados e finais de semana.
O “Ligue 180” foi criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em 2005. As atendentes da Central são capacitadas permanentemente em questões de gênero, legislação e políticas governamentais para as mulheres.
Cabe à Central o encaminhamento da mulher aos serviços da rede de atendimento mais próxima, assim como prestar informações sobre os demais serviços disponíveis para o enfrentamento à violência.
A Central “Ligue 180” também recebe e encaminha as denúncias das mulheres em situação de violência, registra relatos de violência e situações de funcionamento inadequado dos serviços da rede, bem como sistematiza as informações geradas pelo atendimento para subsidiar a elaboração de políticas públicas, disseminando informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.
A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). É uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional.
Por meio de ligação gratuita e confidencial, esse canal de denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 (dezesseis) países: Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.
Considerando a diversidade que caracteriza a população do nosso país e buscando facilitar o acesso de todas as mulheres em situação de violência, o Ligue 180 disponibiliza os seguintes canais para que a cidadã se manifeste:
Brasil: Telefone 180
Mensagem eletrônica (e-mail): ligue180@mdh.gov.br
Aplicativo: Proteja Brasil
Ouvidoria Online: http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online
Última atualização em: 02 de Fevereiro de 2023.