Cemsu de Paranavaí divulga relatório de atividades de 2024
CEMSU DE PARANAVAÍ DIVULGA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2024
Seis projetos foram desenvolvidos com a comunidade ao longo do ano
A Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) de Paranavaí divulgou o relatório de atividades realizadas na comarca durante o ano de 2024. Ao todo, a equipe atendeu cerca de 320 pessoas, entre elas mulheres vítimas de violência doméstica, homens e mulheres noticiados em medidas protetivas. A unidade também implementou um sistema de dados para mapear informações sobre homens autores de violência.
Também foram realizados seis projetos com a comunidade local:
Viver bem com quem te quer
Realizado em parceria com o Conselho da Comunidade de Paranavaí, o projeto “Viver bem com quem te quer” é direcionado para autores de violência doméstica, com encontros semanais. O projeto contou com a participação de advogados, psicólogos e assistentes sociais, abrangendo temas como violência contra a mulher, machismo, Lei Maria da Penha, comunicação não violenta, saúde do homem, relacionamento, entre outros. Mais de 80 pessoas foram alcançadas com a iniciativa.
Pare online
Em formato de círculos reflexivos, o projeto “Pare online” também é direcionado para autores de violência doméstica e foi criado para atender noticiados que não residem no município de Paranavaí ou que não conseguem participar dos encontros presenciais. As reuniões são realizadas sempre às 12h, no período do almoço, via Microsoft Teams. O projeto alcançou mais de 90 pessoas ao longo de 2024.
Dente de Leão
Outra iniciativa, o projeto “Dente de Leão”, tem como público-alvo mulheres vítimas de violência doméstica. Os encontros são mensais e oferecem acompanhamento psicológico para as participantes.
Custódia Social
Nesta ação, a equipe da Cemsu realiza uma entrevista psicossocial com o custodiado antes da audiência de custódia, com o objetivo de verificar a necessidade de encaminhamentos após a sessão.
Rolê da Paz
A quinta iniciativa é o “Rolê da Paz” que tem o objetivo de levar a prática da Justiça Restaurativa e dos círculos de paz a diversos setores da comunidade. Entre as ações realizadas estão as parcerias com a Comunidade Católica Emanuel, que possui duas clínicas de reabilitação; com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por meio de palestras educativas para alunos; com a Universidade Paranaense (Unipar), promovendo ações sobre violência doméstica; e com a OAB, em uma atividade de alusão ao outubro Rosa, para mulheres advogadas.
Cuidando de quem cuida
Neste último projeto o objetivo é realizar círculos reflexivos com equipes de cuidado como professores, pais, cuidadores de idosos e outros. A ação contou com a parceria do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e abordou temas como amor, autoconhecimento e autocuidado.