TJPR cria Comissão de Aceleração de Inteligência Artificial Falecimento do senhor Bolivar Dantas PRESIDENTE DO TJPR RECEBE CONVITE PARA EXPOSIÇÃO
TJPR CRIA COMISSÃO DE ACELERAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Magistrados e servidores irão avaliar a funcionalidade e a segurança de ferramenta de inteligência artificial para uso cotidiano em audiências
Para incentivar o uso de forma responsável da Inteligência Artificial Generativa entre magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) foi criada a Comissão de Aceleração de Inteligência Artificial. Ao longo dos próximos meses, 50 magistrados e 50 servidores vão testar a funcionalidade de uma nova ferramenta, a Copilot 365, da empresa Microsoft, para transcrição e resumo de audiências, separando por interlocutores, e, para a distribuição de documentos no sistema Projudi, que organiza os processos do Tribunal paranaense.
O juiz Geraldo Dutra de Andrade, de Foz do Iguaçu (PR), que faz parte da comissão, acredita que o uso de inteligência artificial generativa no trabalho de magistrados será inevitável e que, por isso, é necessário a intervenção antecipada do Tribunal para que essa transição seja realizada de forma segura e responsável. “Tem muitas questões éticas envolvidas e precisamos adaptar as ferramentas de inteligência artificial para as nossas necessidades. A implantação do uso dessas ferramentas para desembargadores, magistrados e servidores, especialmente na alta administração, deve considerar não apenas a funcionalidade, mas a responsabilidade em relação ao jurisdicionado, que é o nosso principal foco”, explicou Andrade.
Os 50 magistrados e 50 servidores, que participarão do período de teste, farão um curso de formação e, ao fim, irão avaliar o custo/benefício do uso da ferramenta, indicando a disseminação para todo o Judiciário paranaense se for considerado adequado. O Microsoft 365 Copilot é um assistente de trabalho que utiliza tecnologia avançada de Inteligência Artificial que emprega grandes modelos de linguagem (LLMs) e dados presentes nas aplicações. A ferramenta oferece sugestões e pode gerar texto sob demanda, além de traduzir comandos em elementos visuais ou organizacionais. Além disso, a ferramenta pode anotar, transcrever reuniões, redigir e-mails e gerenciar uma série de outras tarefas. “Vamos testar o sistema porque primeiro temos que entender como pode ser útil para o nosso dia a dia, saber como se faz e se vale a pena utilizar ou não”, esclareceu o magistrado.
Descrição da imagem de capa: arte gráfica com uma mão que se prepara para apertar uma tecla com o símbolo da Justiça.
JURISPRUDÊNCIA
FALECIMENTO DO SENHOR BOLIVAR DANTAS
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) comunica com pesar o falecimento do senhor Bolivar Dantas, aos 79 anos, pai do magistrado Raphael de Marais Dantas. Bolivar faleceu no dia 25 de julho, o velório acontece na sexta-feira (26), na Asesc Central, em Cascavel, com enterro previsto às 17h, no cemitério Jardins de Cascavel (Mascor).
PRESIDENTE DO TJPR RECEBE CONVITE PARA EXPOSIÇÃO
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, recebeu, na terça-feira (23/07), convite para a solenidade de abertura da Exposição Histórica do Arquivo Público Estadual em homenagem aos 170 anos da Polícia Militar do Paraná, entregue pela diretora do Departamento de Arquivo Público, Kássia Cavalari Basso, e pelo major da Polícia Militar Rodrigo Sasso.