Vara Empresarial de Cascavel é instalada Falecimento do senhor Bolivar Dantas PRESIDENTE DO TJPR RECEBE CONVITE PARA EXPOSIÇÃO
VARA EMPRESARIAL DE CASCAVEL É INSTALADA
Especialização contempla as cinco macrorregiões do estado
No dia 31 de julho, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu um evento de instalação da Vara Empresarial de Cascavel. A iniciativa faz parte do projeto de implementação de Varas Cíveis Empresariais Regionalizadas nas macrorregiões do estado, seguindo a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de promover mais celeridade na prestação jurisdicional.
“O Direito Empresarial é um dos ramos do Direito de maior complexidade. As Varas Especializadas representam mais segurança jurídica, previsibilidade e rapidez. É isso que a gente espera para potencializar o desenvolvimento, a renda e a justiça social", afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
"A especialização permite que magistrados e servidores desenvolvam um conhecimento profundo das questões que envolvem o Direito Empresarial, resultando em decisões mais precisas, rápidas e de qualidade. Estamos convictos de que esse novo órgão jurisdicional trará inúmeros benefícios não apenas à classe empresarial, mas para a toda sociedade", ressaltou o juiz diretor do Fórum de Cascavel, Willian da Costa.
Também presente na solenidade, o prefeito do município, Leonaldo Paranhos, falou sobre a importância da iniciativa para a região: "Essa vara vem nesse momento ao encontro de uma necessidade. O empresário não pode mais perder tempo. Ele tem de resolver suas questões rapidamente para que ele continue produzindo, se desenvolvendo e gerando empregos."
A 4ª Vara Cível Empresarial de Cascavel terá competência regional para o julgamento de ações de Direito Empresarial, ações falimentares e recuperação judicial ou extrajudicial, assim como falências e ações decorrentes da Lei de Arbitragem. Essa é a quarta região a receber a especialização.
"Fizemos uma capacitação com juízes e servidores antes de instalarmos as varas. Foi um curso muito bom em que trouxemos desembargadores e professores de outros estados justamente para compartilhar as experiências, pontos positivos e percalços que poderíamos ter pelo caminho", explicou o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.
“De todos os 12 estados em que já existem varas empresariais, o melhor modelo é o do Paraná. Então nós saímos na frente quando falamos em combater a falta de especialidade e fazer justiça social a todos", destacou o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson José de Vasconcelos.
Compuseram a mesa de honra da cerimônia ao lado presidente do TJPR: o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa; o coordenador da Região Administrativa de Cascavel, desembargador Rosaldo Elias Pacagnan; o diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; a juíza diretora do fórum eleitoral de Cascavel, Cláudia Spinassi, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR); e o juiz diretor do Fórum de Cascavel, William da Costa.
Descrição da imagem de capa: o presidente do TJPR discursa ao centro da mesa de honra montada para a cerimônia de instalação da vara empresarial.
JURISPRUDÊNCIA
FALECIMENTO DO SENHOR BOLIVAR DANTAS
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) comunica com pesar o falecimento do senhor Bolivar Dantas, aos 79 anos, pai do magistrado Raphael de Marais Dantas. Bolivar faleceu no dia 25 de julho, o velório acontece na sexta-feira (26), na Asesc Central, em Cascavel, com enterro previsto às 17h, no cemitério Jardins de Cascavel (Mascor).
PRESIDENTE DO TJPR RECEBE CONVITE PARA EXPOSIÇÃO
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, recebeu, na terça-feira (23/07), convite para a solenidade de abertura da Exposição Histórica do Arquivo Público Estadual em homenagem aos 170 anos da Polícia Militar do Paraná, entregue pela diretora do Departamento de Arquivo Público, Kássia Cavalari Basso, e pelo major da Polícia Militar Rodrigo Sasso.