Evento faz parte de série de iniciativas do projeto Judiciário Inclusivo e Acessível

TJPR participa do XI Encontro Nacional dos Ouvidores do Judiciário em Alagoas

Legenda

TJPR PARTICIPA DO XI ENCONTRO NACIONAL DOS OUVIDORES DO JUDICIÁRIO EM ALAGOAS

Evento promovido pelo Cojud reúne ouvidores dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil para debater boas práticas 

O XI Encontro Nacional dos Ouvidores do Judiciário está sendo realizado em Maceió,  Alagoas, de 20 a 22 de novembro, com a participação do ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Fernando Ferreira de Moraes, 1° vice-presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), que promove o evento.“Encontros, como o atual, das Ouvidorias Judiciais, contribuem para que possamos discutir as boas práticas, os desafios e as dificuldades encontradas no exercício da função de ouvidor, com o objetivo de prestar o melhor serviço aos jurisdicionados e indicar para a administração do Tribunal a que pertence, os problemas e eventuais soluções de questões que possam melhorar os serviços do Judiciário, nos mais diversos setores de atuação”, afirmou o desembargador. 

O encontro reúne ouvidores e especialistas na área de diversos Tribunais de Justiça do Brasil, além de autoridades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O conselheiro do CNJ Marcello Terto apresentou projeto de desenvolvimento do Sistema Nacional de Ouvidorias pela Ouvidoria do CNJ, que visa promover a prospecção de boas práticas que vêm sendo adotadas pelo país. O objetivo do encontro é promover o compartilhamento de boas práticas adotadas pelas ouvidorias, como as iniciativas em Inteligência Artificial, cibersegurança e estruturação de dados para políticas judiciárias.  A palestra de encerramento tem o tema "As ouvidorias judiciárias na era digital".  

Auxiliar da Justiça na escuta da população 

Criado em março de 2015, o Cojud realiza os encontros nacionais para debater propostas para a melhoria da prestação dos serviços das ouvidorias locais. A principal missão do Colégio de Ouvidores é buscar melhorias no serviço da ouvidoria e do Poder Judiciário, atuando como auxiliar da Justiça na escuta da população. 

O presidente do Cojud, desembargador Altair Lemos, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, participou do evento, assim como a desembargadora Lídia Frota, presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral e o desembargador Emanuel Amaral Filho, vice-presidente de gestão e planejamento da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). 

 

Com informações da Diretoria de Comunicação do Tribunal do Estado de Alagoas.

Descrição da imagem de capa: autoridades que participaram do encontro em Maceió reunidos para a foto oficial do evento.