CEVID PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA “JUNTAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA”, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

No último dia 15 de outubro, foi realizada, na Assembleia Legislativa do Paraná, audiência pública com o intuito de abordar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa, que integrou a campanha Outubro Rosa, foi promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria Especial da Mulher. O evento reuniu médicos, especialistas e representantes de várias instituições, com o tema “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama”.

A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID/TJPR, marcou presença na ocasião, ressaltando a importância de garantir que mulheres em situação de violência doméstica e com condições econômicas limitadas tenham acesso aos exames preventivos.

Ademais, dentre as exposições realizadas, destaca-se que a deputada Cantora Mara Lima enfatizou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, mencionando o "mamamóvel", que leva exames às mulheres em áreas rurais e presídios. Ela salientou que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Já a deputada Cloara Pinheiro reforçou que a campanha deve se estender ao longo do ano, não apenas em outubro, enquanto a deputada Luciana Rafagnin alertou para a possível ligação entre o câncer de mama e o uso de agrotóxicos em áreas rurais. Ainda, a Secretária de Estado Leandre Dal Ponte falou sobre os avanços na saúde e a importância de manter a esperança, e a médica cirurgiã Priscila Morosini frisou que o diagnóstico precoce pode levar a taxas de cura de até 95% dos casos.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha visa intensificar a difusão de informações a fim de promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade. Nesse contexto, A Lei n. 13.733/2018 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;

II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;

III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

O câncer de mama

Segundo dados do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS (https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Ainda, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA (https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2024/cancer-de-mama-em-mulheres-negras-e-destaque-no-outubro-rosa-deste-ano#:~:text=Para%20o%20Brasil%2C%20foram%20estimados,dos%20casos%20ocorre%20em%20homens.), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024, e a estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. A realização do autoexame e da mamografia, é fundamental para a detecção precoce da doença. Além disso, a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas são medidas que estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Para mais informações sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção do câncer de mama, acesse o Portal do Ministério da Saúde, por meio do link:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama