Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID, participa do II Simpósio Sobre Feminicídios, em Londrina. - CEVID
Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID, participa do II Simpósio Sobre Feminicídios, em Londrina.
Na data de 25 de outubro de 2024, a desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID/TJPR, juntamente com a desembargadora Priscilla Placha Sá e as magistradas Dra. Claudia Bertolla (TJPR) e Dra. Luciene Vizzotto (TJPR), participou como expositora da Mesa Redonda de Políticas Públicas para o Enfrentamento ao Feminicídio, que integrou o II Simpósio sobre Feminicídios: Reflexões sobre Incidências e (In)visibilidades. O evento foi promovido pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM) e ocorreu em formato híbrido, entre os dias 23 e 25 de outubro na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O II Simpósio sobre Feminicídios contou com Simpósios Temáticos, Mesas Redondas, Rodas de Conversa, Minicursos, Oficinas e Workshops. Na oportunidade, discutiu-se o aumento da violência de gênero no Brasil, com ênfase no crime de feminicídio (Lei nº 13.104/2015), além de avaliar as políticas públicas voltadas ao enfrentamento desse problema.
O Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM) foi criado em 2022, a partir da articulação entre pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de propiciar o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais comprometidas com a temática. Nesse sentido, além de ser organizador do Simpósio, o LESFEM é um dos principais centros de pesquisa sobre feminicídios no Brasil, dedicado ao estudo e monitoramento dos casos de violência contra a mulher no país. Por meio de suas pesquisas, o Laboratório tem contribuído para um entendimento mais aprofundado do fenômeno, auxiliando na formulação de políticas públicas voltadas à redução dos casos de feminicídio.