Programa “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola” atende mais de 28 mil alunos em 2025

Legenda

PROGRAMA “JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA” ATENDE MAIS DE 28 MIL ALUNOS EM 2025

Mais de 500 escolas de 84 municípios participaram desta edição 

A 32ª edição do programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª Vice-Presidência, já atendeu, em 2025, mais de 28 mil alunos de 561 escolas, localizadas em 84 municípios do Paraná. Em Curitiba, a 1ª fase do programa foi realizada de 29 de julho a 29 de agosto, em 25 escolas. O programa tem como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao sistema de justiça por meio da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania. 

Ao longo do programa, alunos do 4° e 5º anos do ensino fundamental receberam a cartilha do programa para ser trabalhada em sala de aula, além da visita de magistrados, promotores, advogados, defensores públicos, que compartilharam experiências e reflexões com os alunos, promovendo um diálogo sobre direitos, deveres e o papel da justiça na sociedade. No dia 15 de agosto, o 2º vice-presidente do TJPR, desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, esteve presente na Escola Municipal Elza Lerner. 

A próxima fase do programa desenvolvido em Curitiba, prevista para iniciar em setembro, consiste na visita dos alunos ao Palácio da Justiça. 

Sobre o “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”   

O projeto é desenvolvido em quatro etapas ao longo do ano. Na primeira, os alunos recebem cartilhas educativas em formato de gibi, que são trabalhadas pelos professores em sala de aula. Em seguida, as turmas participam de atividades com juízes, promotores, e advogados, que explicam suas funções no sistema de justiça e abordam temas como cidadania e direitos.    

Na terceira etapa, os estudantes visitam os fóruns das comarcas ou, no caso da capital, a sede do Tribunal de Justiça, onde podem conhecer de perto o espaço em que ocorrem audiências e demais atividades do Poder Judiciário. O projeto é encerrado com produções realizadas pelos próprios alunos, como júris simulados, redações ou apresentações temáticas, consolidando os aprendizados adquiridos ao longo das atividades.  

Operadores do Direito que desejem participar das visitas às escolas, para falar sobre seus trabalhos como magistrados, promotores, defensores públicos, e advogadas e advogados, podem entrar em contato com o programa pelo e-mail: G2V@tjpr.jus.br.     

Conheça aqui o programa Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola


TJPR inaugura sala exclusiva para atendimento aos aposentados e pensionistas

Legenda

TJPR INAUGURA SALA EXCLUSIVA PARA ATENDIMENTO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Servidores inativos também estão sendo cadastrados para receberem novo crachá de identificação

No dia 28 de agosto, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inaugurou uma sala exclusiva de apoio às servidoras e aos servidores aposentados. O espaço, cedido pelo TJPR à Associação dos Servidores Inativos e Pensionistas do TJPR (Assinapar), localiza-se na sede da rua Álvaro Ramos, em Curitiba. O local tem como objetivo oferecer um atendimento personalizado e centralizado às servidoras e aos servidores aposentados e pensionistas. 

O TJPR passou por diversas transformações nos últimos anos e, para as servidoras e os servidores aposentados, o acesso ao Tribunal nem sempre é fácil. De acordo com a presidente da Assinapar, Ingrid Bergmann, a sala de apoio exclusiva aos inativos atenderá de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e deve funcionar como um núcleo de esclarecimentos para as aposentadas e os aposentados. “Nesta sala de apoio, será possível encaminhar o recadastramento para a prova de vida e para o auxílio-saúde, também poderão ser esclarecidas dúvidas sobre o contracheque, seguros, entre outras questões. O intuito maior é diminuir a distância entre o aposentado e o TJPR, mediar isso e facilitar para o aposentado o acesso ao tribunal novo que existe agora”, destacou Ingrid.  

Além do novo espaço, as servidoras e os servidores aposentados também estão sendo cadastrados para receberem um novo crachá de identificação, para facilitar o acesso às dependências do TJPR. Para as servidoras e os servidores inativos do interior do estado, o cadastro será realizado a partir do mês de novembro, e os crachás serão enviados por malote às respectivas comarcas. “O aposentado terá um crachá específico, ele deve vir até o TJPR, conhecer a nova sala e fazer o requerimento. Nós temos uma vaga de estacionamento para aposentados aqui no prédio para facilitar a vinda destes servidores inativos e pensionistas”, ressaltou Ingrid.    

A secretária de Finanças do TJPR, Maria Anita dos Anjos destacou a importância da acessibilidade aos aposentados. “É um espaço que centraliza uma série de informações funcionais, financeiras, sobre auxílio saúde, atendimento médico, entre outras informações que os aposentados poderão solucionar em um único local. Sem esse canal específico, muitos servidores inativos não sabiam a quem se dirigir. Agora, com este novo espaço e com a interlocução da associação, esses questionamentos ficarão muito mais acessíveis aos aposentados do TJPR.” 

Além de centralizar o atendimento às servidoras e aos servidores inativos, a sala promove também a interação entre os aposentados, um reconhecimento do Poder Judiciário paranaense a quem se dedicou por décadas à instituição. Para a servidora da Assessoria de Recursos da Presidência, Cíntia Portugal Macedo, aposentada desde 2019, é de extrema importância ter uma sala para o atendimento aos aposentados. “A gente estava reivindicando ao Tribunal essa sala e a associação assumiu a iniciativa. Hoje a gente tem como conversar com os colegas também, além de tirar várias dúvidas. Tudo que a gente precisa, contamos com eles agora”, concluiu. 
 
Mais informações sobre os serviços aos aposentados e pensionistas do TJPR podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3250-6501